Em seis anos, 53 crianças estrangeiras foram adoptadas por portugueses e outras 35 crianças portuguesas foram adoptadas por estrangeiros, segundo dados da Segurança Social, informou a Lusa.
De 2003 a 2008 foram assim decretadas em Portugal 88 adopções internacionais.
Em 2008, pelo menos 20 portugueses candidataram-se à adopção internacional e 12 crianças estrangeiras foram adoptadas por casais residentes em Portugal.
Já no que respeita aos candidatos estrangeiros que procuram crianças em Portugal, os serviços da Segurança Social têm o registo de 22 candidatos nestas condições em 2008, assim como da adopção de quatro crianças portuguesas. Só são encaminhadas para adopção internacional as crianças que não encontrem candidatos a adoptantes residentes em Portugal.
Segundo as normas nacionais explicadas no site da Segurança Social, se o candidato a adoptante residir em Portugal e pretender adoptar uma criança residente no estrangeiro deve dirigir-se à entidade competente da sua área de residência. Após selecção, a candidatura é transmitida, através da Autoridade Central Portuguesa, à entidade competente do país de origem do menor.
Se o candidato a adoptante residir no estrangeiro e pretender adoptar um menor residente em Portugal deve dirigir-se à entidade competente do país onde reside e, após selecção, a candidatura é transmitida, por esta entidade, à Autoridade Central Portuguesa.
O chá verde: o "novo" elixir da juventude
Há 14 anos
Estes dados mostram que afinal ainda há portugueses com bom coração, vendo as fragilidades destas crianças, que precisam de um lar. Só é pena as burocracias não permitirem ainda mais adopções.
ResponderEliminarO blog está muito interessante :D
Têm um blog muito interessante :')
ResponderEliminarContinuem assim empenhadas no vosso projecto
PARABÉNS